quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Parcerias da EA com Barcelona, Liverpool, Boca Juniors e Santos não são exclusivas

Durante todo o dia de hoje correram mil boatos sobre as parcerias sobre as quais a Eletronic Arts tiraria da KONAMI a exclusividade sobre alguns times já em PES 2014. Com exceção do Liverpool a partir de FIFA 2015 (este sim será exclusivo da EA com outros 27 clubes da Europa), Barcelona, Boca e Santos, os outros três clubes que fecharam parcerias com a Eletronic Arts para um melhor trabalho no detalhamento sobre jogadores e estádios, não há nada no contrato que impeça a inclusão dos clubes em Pro Evolution Soccer em PES 2014.
Sobre Barcelona e Liverpool, trata-se de mais um passo da EA para sim, num futuro breve tirar da KONAMI licenças ou ao menos impedir que ela detenha qualquer licença de grandes campeonatos nacionais da Europa por inteiro.
O grande plano da Eletronic Arts é tirar da KONAMI a Liga BBVA e a Série A Italiana no ano que vem, algo muito provável que venha ocorrer. A EA sabe que sem torneios europeus de expressão, a KONAMI não conseguirá vender bem na Europa, mesmo com um game muito superior a FIFA. Para este ano a renovação com a La Liga já teve momentos difíceis, o mesmo com a Liga Italiana.
Em relação a Boca Juniors e Santos, o plano da EA é ter licenças exclusivas sobre clubes da América do Sul com alguma popularidade na Europa, casos justamente de Santos e Boca Juniors.
O crescente hype sobre Pro Evolution Soccer 2014 nos últimos dias fez a EA acordar e mirar seus canhões em direção a franquia concorrente. Se PES 2014 conseguir superar as expectativas e abocanhar boas vendas no Velho Continente (exceção a Inglaterra, um caso perdido) a tendência é que a empresa americana continue despejando dinheiro nos cofres de vários clubes, obtendo licenças exclusivas.
Já fui crítico da EA em relação a isso, mas “isso” chama-se mercado. A EA costuma pagar de 3 a 6 vezes mais do que a KONAMI por suas licenças e os setores financeiros e de marketing dos clubes não costumam rasgar dinheiro.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário