“Recebemos uma notificação sobre o novo contrato entre Eletronic Arts e Federação Espanhola no dia 16 de Agosto. Até então discutíamos até mesmo a inclusão da Liga Adelante em Pro Evolution Soccer 2014. Havia a confirmação de clubes e seus respectivos estádios num total de 20 arenas.
Fizemos um planejamento para o editor de estádios que incluía certamente as vinte arenas da La Liga. O contrato celebrado entre EA e Federação de Espanha claramente nos prejudicou, mas isso não nos impedirá de compensar os fãs de Pro Evolution Soccer com o melhor game da franquia que eles já jogaram. Trabalhamos ainda mais forte para compensar aos fãs essas perdas.”
As palavras acima são de um dos executivos ligados a PES Productions no Japão, e que deixa claro como a Konami foi pega de surpresa com a decisão de Eletronic Arts e Federação Espanhola. O mesmo executivo alega que se era desejo dos espanhóis em renegociar seus contratos com as as produtoras, que isso fosse feito anteriormente e não aos 45 do segundo tempo, prejudicando imensamente Pro Evolution Soccer 2014 e os fãs da franquia que admiram a Liga BBVA.
Por parte da EA, o Tudo de Tudo conseguiu apurar que a decisão de atacar o contrato entre Konami e espanhóis foi feita propositalmente “em cima da hora” para prejudicar a desenvolvedora japonesa. No entanto, o bom senso, respeito e profissionalismo que deveria imperar no mundo corporativo faltou a EA, que sabemos já há tanto tempo é das empresas mais sem caráter do mundo e da Federação Espanhola, a mesma que durante a participação da Espanha na Copa das Confederações pagou duas dezenas de prostitutas para “entreter” jogadores, dirigentes e comissões técnica em Fortaleza e depois saiu acusando a imprensa brasileira de querer desestabilizar a La Roja.
Fãs de PES na Espanha estão protestando de maneira veemente contra os clubes e contra a Federação, que argumenta o fato dos valores oferecidos pela Eletronic Arts serem irrecusáveis, algo em torno de cinco vezes mais que o contrato celebrado com a Konami.Os fatos vão ainda mais longe e serão expostos aqui no blog durante o dia, mas a melhor informação que o fã de PES pode ter é que isso não afetará em nada a qualidade do game. Para quem teme poucos estádios em PES 2014 eu volto a repetir: o novo Editor de Estádios virá no formato DLC assim como diversas arenas ao redor do mundo. O Clube Atlético Paranaense confirmou ontem ao blog que enviará a Konami a documentação solicitada para a inclusão da Arena da Baixada no game. Para quem teme poucos estádios europeus em PES 2014, a Konami aguardou a conclusão dos grupos da Champions League e Europa League para finalizar a inclusão de outros estádios que substituirão os “roubados” pela Eletronic Arts, que enfim será processada pela Konami por monopólio e suborno a dirigentes de clubes.Um posts especial sobre isso publicarei no final da tarde. Já era hora, mas antes tarde do que nunca. A EA desta vez passou de todos os limites aceitáveis e se a Konami não levasse
o caso a justiça, ficaria feio para a empresa japonesa. Para quem ainda defende a EA ou FIFA, a ideia da EA e justamente “matar” a concorrência da Konami ou de qualquer outra empresa em vias de entrar na competição (caso da Ubisoft) por meio de contratos onde o suborno a dirigentes é prática do dia a dia.
Achar que a negociata EA e Federação Espanhola não jogou dinheiro no bolso de dirigentes de clubes e Federação é de uma ingenuidade ímpar. O caso EA-NFL é uma prova disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário