terça-feira, 20 de agosto de 2013

KONAMI TOMA RASTEIRA DA EA E FIFA 14 CHEGA GRÁTIS AO XBOX ONE

Em meados de Março deste ano ficou praticamente acertada uma parceria entre Konami e Sony onde Pro Evolution Soccer 2014 chegaria ao console japonês Playstation 4 de forma gratuita no mercado europeu e japonês. Para mercados emergentes como o Brasil, ficou-se de pensar numa forma de oferecer algo que não “magoasse” o maior mercado de Pro Evolution Soccer, talvez PES 2014 a R$ 99,90 para PS3.
Konami toma rasteira da EA e FIFA 14 chega grátis ao XBOX One
Konami toma rasteira da EA e FIFA 14 chega grátis ao XBOX One
Logo a idéia foi enterrada, enfim, se o Brasil e parte da América Latina é trouxa e paga uma fortuna por produtos da Apple que custam muito menos em outros lugares do mundo (e não é culpa dos impostos não) porque abrir mão do dinheirinho suado do brasileiro trouxa que tudo aceita, tudo releva?
A parceria com o PS4 também ficou para trás.
Como todos sabem, de marketing e relações públicas a Konami é aleijada. Certas atitudes da empresa chegam a causar risos na concorrência, e embora a pré-venda de PES 2014 seja a melhor dos últimos 5 anos, ela não chega nem perto das quase 2 milhões de cópias já comercializadas na pré-venda de FIFA 14.
Para piorar a situação da Konami, a Eletronic Arts decidiu que FIFA 14 chegará de graça a compradores do XBOX One na Europa e também na América Latina. Embora tenha divulgado o “presente” apenas aos europeus hoje na pré-Gamescom, o PESBR apurou que o marketing da EA decidiu alongar a proposta também as Américas.
Hoje, o XBOX 360 vende bem mais que o PS3 no Brasil e a Microsoft promete trazer o concorrente do PS4 a um preço 30% inferior. Uma economia de mais de R$ 500,00 mais um game AAA grátis, justamente: FIFA 14.
[...]
Ainda no ano passado, a Eletronic Arts cochichava corredores adentro e afora que Pro Evolution Soccer estava com os dias contados, que era hora de se procupar com o que a Ubisoft anda construindo para concorrer com FIFA e não com a Konami.
Indecisões e trapalhadas japonesas significaram um tiro a queima roupa no pobre colete de papel da Konami. Por melhor e mais bacana que seja Pro Evolution Soccer 2014, marketing estratégico é tudo. O HTC One é disparado o melhor smartphone do mercado, melhor até que o iPhone, muito melhor aliás, mas produtos Apple são “Cool”, e a Samsung, dona da série Galaxy possui um time de marketing de tirar o chapéu.
Elas por elas, ninguém sabe que o HTC One é o melhor por um marketing salafrário que enterra qualquer chance da companhia de Taiwan de competir com iPhone e Samsung Galaxy.
Algo lembra a vocês a briga EA e Konami?
Raciocínio burro e a falta de uma equipe de consultores competentes gerou a idéia na Konami de que o Brasil demoraria a trocar seus PS3 e XBOX 360 pelos consoles da próxima geração: Playstation 4 e XBOX One.
Resultado? Ao fim de 2014, haverá poucos XBOX 360 ativos para contar estórias… e um mar de XBOX One dominarão o mercado de consoles no Brasil.
Para piorar o que parece um pesadelo sem fim, a parceria Microsoft/FIFA/EA vai mais longe e só para o Brasil, a empresa americana tem um budget de marketing de mais de 3 mlhões de reais… só para FIFA 14, além da parceria com a Globo, passando a integrar o jogo da Eletronic Arts em suas transmissões de futebol a partir de Janeiro de 2014.
E agora Konami? Sério que vocês subestimaram a concorrência a tal ponto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário