Sim, o título não é exagerado! Embora o Edit Mode de Pro Evolution Soccer seja o mais completo, e lembre os tempos em que editávamos facilmente o jogo e Bomba Patches eram criados até por menos catedráticos da disciplina Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, mais, muitas mais ferramentas e atalhos de edição não significa um trabalho mais fácil.
Sim, recriar um uniforme, a face de um jogador, um emblema, ficou bem mais fácil (pelos menos no PS3 e no PC) mas alguns resultados prévios mostram que cuidados são necessários para não sairmos criando verdadeiros Frankensteins. Junta um pedaço daqui, outro dali e a m***a tá feita.
Em primeiro lugar, um bom resultado no Edit Mode depende da qualidade e tratamento dado a imagem que você utiliza para inserir no jogo, isso claremente se dá pelo recurso utilizado pela Pes Engine (FOX) ao renderizar o que criamos.Dá para criar Scoreboards? Dá. Bandeirões? Dá. Editar aquelas faixas de torcida com aqueles dizeres toscos em português de Portugal? Dá. Ficou mais fácil editar minha face para inseri-la no game? Sim. Posso alterar a grama, as placas de publicidade, gritos de torcida, cortar partes da narração que eu não gosto e substituir por outros? Posso alterar a faixa de áudio do jogo? Sim, sim, sim, sim, sim… e sim.
Por mais que a Konami negue, Pro Evolution Soccer 2014 oferece “bugs do bem” que facilitam a edição do jogo propositalmente. Alterar a ordem das ligas, dos times, mover os times fakes de uma liga para outra, tudo isso pode ser feito tanto via Edit Mode quanto as “falhas” que dão acesso ao editor do game.
“Falhas” na minha opinião: pro-po-si-tais. Intencionais.
Coisa que só era facilitada na época do Playstation 2.Se a Konami não fez a bobagem de excluir o modo Preview, talvez esse seja o melhor do Edit Mode, pois nos permite saber se o resultado final de nossas edições não “zoarão” o visual do game. Bons, ou pelo menos algum conhecimento em Photoshop (ou GIMP) são necessários.
Mas Vitor
, quantos locais do uniforme são editáveis? Depende. Faça uma comparação, escolha um time cujo o uniforme seja parecido com o qual você deseja criar, e basta ir deletando os espaços e traços daquele kit e ir substituindo pelos seus. O time que você quer criar possui três patrocinadores? Escolha um time com essas características e
vá recriando o que deseja em cima dele.Quando falamos da criação de kits, o mesmo vale para estádios. Com a possibilidade de editar o background, é possível criar diversos cenários, ao invés de apenas os disponibilizados pela Konami: montanhas, cidade, arranha-céus… para quem edita no PC, alterar isso já era razoavelmente fácil, já que trata-se de imagens estáticas.
A promessa da Konami é trazer by default pelos menos 12 diferentes backgrounds, 12 modelos de bancos de reserva, editar diferentes setores das arquibancadas, como tribuna de imprensa, geral, camarotes e etc.
Quando digo que isso não deve ser muito levado em consideração, é pelo fato de haver no game diversos atalhos para burlar as supostas limitações de edição do game.
Em suma: ficou mais divertido, com muito mais opções, mas também mais demorado e cansativo atingir resultados que sejam paralelos ao que a nova engine possa reproduzir sem grandes diferenças de texturas e bits.
Excluindo qualquer segredo que possa haver sobre o Edit Mode, saiba que o básico é: escolher qualquer jogador, kit de uniformes ou estádios e editá-lo para deixá-lo a meu próprio gosto, sem a necessidade de “partir do zero”.
Quero um estádio em que a base seja o estádio do Dragão por exemplo. Aliás, dá para recriar a Arena Corinthians (que chega em Dezembro via DLC) editando o estádio do FC Porto.
O resultado beira 100% a perfeição.
Pro Evolution Soccer 2014 é literalmente um game 100% editável. Claro, nem todos tem a paciência (ou tempo) para criar ligas, editar ligas, jogadores, kits, scoreboards, adboards, estádios… enfim: não há nada em PES 2014 que não possa ser alterado.
O maior segredo de PES 2014? O Edit Mode não se limita as ferramentas que ele oferece, basicamente as mesmas de outras edições mas com muito mais opções. O segredo que nem é tão segredo assim, é aprender a editar os arquivos do jogo e fazer o relink.
Talvez a maior vantagem de PES 2014 seja essa… o jogo é a sua cara. Feito para você criar e recriar perfeitamente tudo o que quiser.
Aberrações surgirão? Claro. Poucos tem tempo e paciência para aprender os atalhos da edição do jogo. Mas uma vez que você consiga os resultados desejados, seguindo corretamente os tutoriais, os passo a passo, você chega lá.
Um ponto importante que tomara a Konami não tenha limado do game, por exemplo, ao fazer o upload da sua própria foto, o game buscava em seu banco de dados os jogadores que tivessem dados de semelhança com o da foto. O “scan-a-like” como foi apelidado, não era um prioridade para PES 2014, mas ajudaria demais na edição da face de jogadores.
Não é exagero dizer que há pessoas que se divertem mais editando o game do que propriamente jogando. Se você é um desses, o novo Edit Mode será seu paraíso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário