Nada melhor que ouvir de quem manda ao invés de especulações sobre especulações. Nas últimas semanas, 11 em cada 10 fãs de PES ficaram irritados com os atrasos que empurraram a demo do jogo para os dias 11 e 12 de Setembro. Cada site, cada blog, cada fórum dava e explicação que melhor cabia segundo as fontes que nos abastecem.
Na quarta-feira li num fórum coreano (usando o Google Translator obviamente) que na Konami, hoje mais do que nunca, ninguém sabe o que se passa em 100% quando o assunto é Pro Evolution Soccer. Os prejuízos e fracassos do passado fizeram a franquia se fechar como numa concha; as vezes, honestamente fazendo auto-críticas e muitas vezes culpando a Eletronic Arts e seu FIFA por hoje deter menos de 20% das vendas.
Após Pro Evolution Soccer 2013 acumular o pior de todos os resultados da franquia desde PES 2009, armou-se o circo do “All Fort The Supporters”. Ou você puxa o nosso saco ou você é um traidor; um fifeiro que vem aqui tumultuar o ambiente. Críticos que escreveram editoriais de despedida, falando um monte de merda sobre o game e a empresa voltam no papel de Messias, salvador da pátria PES e quem diz a você o que você deve ler ou escrever sobre Pro Evolution Soccer.
Hoje, a portas fechadas, Hatsumi, produtor senior da franquia e verdadeiramente o Nº1 da PES Productions jogou aberto com alguns jornalistas europeus num papo muito mais em tom de desabafo do que qualquer outra coisa. Um ou outro fator se perde na tradução pois a moça resposnável por levar do japonês para o inglês e vice-versa parece ter feito ocurso dela na mesma escola de inglês do Joel Santana.
Ao contrário de Kei Masuda e Toru Kato, sempre reservados, Jon Murphy, sempre um inútil, ou Manorito Hosoda, sempre influenciável, Hatsumi não tem medo de assumir a bronca e responder perguntas ácidas.
Palavras de Naoya Hatsumi:
“A demo atrasou porque PES 2014 é um jogo novo, que leva tempo para as pessoas, mesmo experientes jogadores de PES entenderem o game. Ficou muito mais complexo, mais difícil, mais realista e não apenas no fotorealismo, mas como simulador. O que o fã de PES precisa saber é que ele pode fazer do novo jogo tanto um jogo mais Arcade, como um jogo mais Simulator.”
Não poderíamos, com tantas novas ligas sendo adicionadas ao jogo, novos estádios, upgrade considerável em modos de jogo e sobretudo uma nova engine, simplesmente jogar a demo para download e deixar o fã entender erroneamente o conceito de Pro Evolution Soccer 2014. O game/demo virá com um tutorial gigantesco, explicando cada novo detalhe, cada atalho, como fazer uso de jogadas ensaiadas, marcações por pressão, marcações por zona, como sempre substituir os mesmos jogadores, como setar jogadores para atuarem apenas numa faixa de campo, como se adaptar aos novos controles para acelerar ou desacelerar a velocidade do jogador, como colocar mais ou menos peso ou força num chute, como adiantar uma barreira, como sair do gol corretamente fechando melhor o ângulo do chutador, como forçar o adversário a abrir um esquema retranqueiro, como se defender de times cheios de estrelas quando você está com um time muito inferior.
Seria como entregar um carro de Formula 1 para um motorista recém apto a dirigir, diz Hatsumi.
Muitas das críticas recebidas até agora são injustas porque quem testa o jogo, geralmente não é um hardcore gamer. Ele recebe a bola, erra três passes e chama o jogo de: mais um big flop (furada) da Konami. Não sou de me abater com críticas e nunca fui, mas sei reconhecer os erros do passado, as falhas que cometemos em atrasar a adoção de uma nova engine para a franquia mas a certa altura nem sabíamos se ela continuaria. Pro Evolution Soccer é um produto, como qualquer outro da Konami Digital Entertainment, que precisa dar lucros pois os investidores não são doares, centros de caridade.
Investem na empresa em busca de retorno, e bons lucros. PES falhou nesses últimos anos em render o que eles esperavam.
Começamos a formatação final de PES 2014 sabendo que não tínhamos o direito de errar. Colocamos todas as nossas forças, as vezes mantendo três turnos de trabalho para deixar o jogo mais realista, mais atualizado, mais ao gosto de nossos fãs a quem devemos tudo. Tive a certeza de que acertamos em cheio quando escalamos alguns testers na Espanha e nos Estados Unidos para passar muitas horas testando o jogo, relatando em tempo real, via vídeo-conferência as impressões deles, fazendo correções assim que algo errado aparecia.
Ao final, obtivemos a melhor das impressões deles e ficamos felizes ao saber que estávamos no caminho certo, que a missão foi cumprida.
O fã que hoje se irrita por ainda não ter testado a demo, ficará feliz ao testá-la em Setembro e poder sentir que o velho Winning Eleven está de volta. Ele terá todas as instruções necessárias para fazer de PES 2014 o que ele quiser. Quer um jogo mais rápido? Ok! Mais lento e cadenciado? OK! Mais Simulator? Ok! Mais Arcade? Ok!
Tudo isso é possível. Mas um “manual”, uma orientação clara era indispensável.
Para completar, Hatsumi afirma que os licenciamentos de tantas novas ligas, algo incomum em PES, assim como ajustes finais em modos de jogo, licenças de times individuais e estádios acabaram por atrasar ainda mais a programação da Konami.
Para finalizar, um jornalista holandês questionou sobre o confronto de blogs na internet, entre novos veículos sobre PES na internet e sites e blogs antigos que acabaram se tornando uma espécie de voz da Konami em inglês/Ocidente.
Hatsumi afirmou desconhecer o assunto (pois nem é um assunto da área dele e sim do Manorito Hosoda) mais a fundo apesar de ter sido informado de que há sim diversas reclamações em como a Konami UK tem privilegiado certas mídias em detrimento de outras, algo que vai totalmente contra a política de relacionamento com os fãs da empresa, e que após o lançamento de Pro Evolution Soccer 2014, haverá um pedido de esclarecimentos a todos os country managers da empresa, assim como os responsáveis por áreas continentais: Konami Asia, Konami USA & Canada, Konami Latam e Konami Europe.
[...]
Se antes de lançarmos tanta boataria (PESBR incluso), deixassem o Naoya Hatsumi assumir o microfone e falar as claras com os fãs, muita tensão e irritação teria sido evitada. Hatsumi foi um dos que mais defendiam a saída de Seabass como produtor criativo de Pro Evolution Soccer. Sempre teve uma visão progressista e sempre teve a vontade de inovar.
Tenho certeza que após esse post, os fãs de PES saberão entender as razões que levaram a este atraso e que a Konami estava certa em não pular etapas, não jogar um jogo complexo em nossas mãos e dizer: “virem-se”.
Faltam 19 dias para demo, novas licenças e mais um modo de jogo será anunciado.
Não vale a pena esperar?
PS: como ontem, hoje o PESBR “trabalhará” durante toda a madrugada para termos de volta a Loja Virtual já novamente ativa, com as funções de parcelamento por boleto e cartões como vocês pediram, em até 12X sem juros e Frete Grátis para Assinantes. Consoles e Acessórios estarão disponíveis. nada de XBOX One e PS4 pois não temos bala para isso ainda não, e somos obrigados a pagar 40% adiantado do valor dos produtos para a loja. Não existe consignação não!
Hoje ainda tem muitos posts sobre novas licenças de clubes e estádios, mas um update de todas as ligas e competições confirmadas até agora e as que serão confirmadas neste sábado.
Sua companhia noturna é nosso prazer, e se você estiver jogando de madrugada e cruzar com um time chamado É VOCÊ SATANÁS? F.C sou eu mesmo.
Até daqui há loguinho, BJS. diria Emerson Sheik.
Nenhum comentário:
Postar um comentário