quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Top 10 DEMO PES 2014 (Lesson 2)

Bom pessoal, embora a vasta maioria da galera tenha aprovado o novo PES, algumas coisas precisam ser esclarecidas, vamos lá:
1º A demo disponibilizada não tem o “polimento” final do game que testamos na 2ª feira na Konami. Além dos bloqueios óbvios, liberando apenas partidas de exibição e treinos, as estatísticas e movimentos de vários jogadores já tiveram um update. As escalações já estão atualizadas, mesmo as do Brasil, com exceção feita ao Bernard.
2º A função HEART não está disponível em nenhuma das demos, nem para PS3, nem para XBOX. Antes que comece a choradeira, a própria EA informa que a demo disponibilizada por ela ontem não representa o game final e sim uma build de 60% do game. A da Konami representa pouco mais de 70% do jogo.
3º Gameplay lento? Quando joguei as primeiras partidas da demo da Gamescom tive a mesma impressão, até perceber que o ritmo da partida é ditada pelo jogador que está coma bola. É preciso treinar bastante acelerações (sprints) e frenagens pois com bola e jogadores separados, acabou a história da bola correr grudada na chuteira do jogador.
Os jogadores oscilam conforme a stamina. Um Cristiano Ronaldo começa encapetado, mas depois de tomar algumas entradas e abusar dos sprints, ele ficará lento e começará a ser facilmente marcado. Por isso a importância de jogar em equipe, sem individualismo. Percebeu que a barra de stamina ficou vermelha, troque o jogador o mais rápido o possível, ou mova ele para uma parte do campo onde ele sofra menos contato “físico”, que é o que mais desgasta os jogadores.
4º Torcida parece a de PES 2011, 2012… uma demo precisa ter seu tamanho reduzido. Foca-se no gameplay e esse foi o caso de PES 2014. Desculpe, qualquer crítica ao gameplay de PES 2014 eu prefiro nem entrar em discussão. Na versão final do game, claramente a torcida envolve o time, jogar em casa ou fora faz grande diferença e claramente
vemos que as imagens das arquibancadas foram digitalizadas a partir de imagens reais de transmissões de TV.
Quem assiste a Libertadores está acostumado a ver a torcida do Boca xingar o goleiro adversário quando ele bate o tiro de meta, o mesmo acontece em PES 2014. SE você fica tocando a bola para o tempo passar e segurar o resultado no campo adversário, você toma vaias e é raro tomar um cartão sem apupos da galera. Os empurrões e caras feias
com direito a dedo em riste na cara do adversário também acontecem na versão final do jogo.
5º Mosaicos aparecem quando você joga em casa e no seu estádio (como mandante). Na demo a a Allianz Arena e o Konami Stadium, inspirado na Arena Grêmio.
6º Treine muito seus goleiros. É preciso “aprender” o tempo da bola. Vi muitas reclamações que o goleiro só pula depois do chute do adversário quando a bola é de meia altura para cima. Isso não aconteceu nenhuma vez enquanto jogávamos a versão final do game. Outro detalhe, isso sim um ato falho: os goleiros da demo estão 100% no manual,
sem nenhuma assistência ou semi-assistência. No game, você poderá deixá-lo no Automático, mas isso irá tirar boa parte da agilidade dele, que foi um dos grandes ganhos em PES 2014.
7º PES 2014 tem cerca de 20 novos dribles. Goleiro que ameaça repor a bola com a mão e sai jogando com a bola nos pés. A maioria dos dribles foram copiados de dribles reais e executados a exaustão, como aquele modo meio torto do Robben correr com a bola “colada”, corte seco e pancada no gol. Isso é uma característica (Player ID) dele.
Tentei com outros jogadores e não deu certo. Gareth Bale corre protegendo a bola com ombradas no adversário. Neymar passa com uma certa facilidade por dois marcadores e finaliza muito bem com a direita, com a esquerda, o pé mais fraco as finalizações não tem o mesmo desempenho. Alexandre Pato é um dos melhores finalizadores do jogo… e por aí vai.
8º Se o seu adversário monta duas linhas de quatro para retrancar o jogo ou defender o resultado, escolha jogadores com drible ágil e que sofrem faltas mais facilmente como Walcott, Neymar, Nani, Bernard e Kagawa. Ao ter faltas na lateral da área, cobre pouco antes da marca do pênalti e fique apertando X/Quadrado até cansar o dedo pois se
seu time tem um Fred, um Ibra ou um CR7 na área é difícil parar os caras.
9º A narração do Jon Kabira é espetacular (como sempre), mas a do cara árabe é muito boa também. E o estádio King Fahd é tão bacana quanto o Saitama, que continua no game e já será lançado na primeira “leva” de estádios. Estádios argentinos serão ao todo quatro, mas no lançamento apenas a La Bombonera e o Monumental de Nuñez. Do Brasil chega com
Vila e Morumbi, com mais três ou quatro arenas chegando via DLC.
10º Estamos em busca de um emulador decente de XBOX para PC galera, os que a gente testou não rolou legal. Quem tiver sugestões, por favor, pois acho uma sacanagem com os gamers de PC. Um leitor mandou uma para mim agora há pouco mas estou acordado há 20 horas galera, preciso dar uma descansada pois de anteontem até o dia 27 vai ser complicado.
Demo para PC vai chegar logo pessoal, não me cobrem a data porque não posso falar, mas fiquem tranquilos.

Um comentário: