quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FIFA é para a Inglaterra e PES para o Brasil?

Estava batendo um papo com um leitor mexicano sobre Pro Evolution Soccer e ele me passou o review de uma revista de lá. Eis que a revista dispara o seguinte: FIFA é para a Inglaterra e PES para o Brasil. O mais forte de ambos os games visa agradar um público ou outro. “Somos a periferia para ambos as empresas”, mesmo tendo na América Latina dois mexicanos como cabeças da Konami.
O amigón da terra do Chapolin em questão conhece bem o pessoal da Konami, e tem muitas reclamações contra eles por supostamente: priorizar o Brasil e a América do Sul. Para eles, a inclusão da “pobre” liga do Chile é um absurdo pois sabem que licenciar a Liga MX não é tarefa difícil.
“Toda reconstrução da franquia PES tem como objetivo agradar a América do Sul mas em especial o Brasil, diz a revista.” O mesmo passa com FIFA que licencia até a 5ª Divisão da Inglaterra e ano após ano vem tendo menos cuidado com as ligas de outros países. De fato, fãs de outros países europeus tem chiado com a EA pelo tratamento pobre recebido por suas ligas, comparado ao que é feito com a Barclays Premier League e suas sub-divisões.
Se ela apertou a corda em relação a Liga BBVA e a Espanha, não fez esforços maiores para impedir a Konami de conseguir a Ligue 2 e todos os estádios franceses para Pro Evolution Soccer 2015. Alguns já ndo o México o 2º país em vendas de Pro Evolution Soccer na América Latina, não dá para não entender a frustração do amigo da terra do Chaves e do Seu Madruga.
[...]
Pro Evolution Soccer 2014 inaugura uma nova etapa da série PES/WE com um desenvolvimento de dois anos: PES 2014 e PES 2015. A Konami enfim entendeu que era mais inteligente distribuir toneladas de DLC gratuitas e que acrescentem novidades legais ao longo do “ano letivo” do que apenas acrescentar uma coisinha aqui, outra ali e o jogo ir embora na forma que veio.
A nova “geração” de Pro Evolution Soccer é um projeto longo e a Konami admite que mudar tudo aquilo que ela queria logo de cara desagradaria em cheio os fãs mais antigos. PES 2014 está prontíssimo para PS4 e XBOX One; sem esquecer da vasta quantidade de fãs que tão cedo não abrirão mão de seus atuais consoles.
Está havendo um restruturação gigantesca no time. E o primeiro fruto dessa nova etapa, Pro Evolution Soccer 2014 passa pelo teste com louvor. É um jogo magnífico, com o melhor gameplay que a Konami já conseguiu construir, gráficos impressionantes e uma fluidez que faz jus ao verdadeiro nome da nova engine: Fluidity PES Engine.
Teremos na verdade um game novo o ano todo; não apenas com option files e patches produzidos por fãs da franquia, mas pelas mãos da própria produtora.
Estádios, Ligas, Patches e Option Files nunca foram problemas para os fãs de PES. O gameplay era. Foi consertado, construído de forma a reproduzir com fidelidade cada detalhe do futebol real.
Se esse é apenas o primeiro passo nas novas fronteiras desbravadas pela Konami e sua franquia, que não custa olhar para nós mexicanos com mais carinho e nos presentear com a fidelidade que temos pela franquia após tantos e tantos anos.
[...]
Se a MLS é fruto hoje de grandes esforços da Konami e realmente é; não custa concordar com o Gabriel e tentar trazer a Liga Mexicana para Pro Evolution Soccer 2015.¡Arriba Doña Florinda! 
A Liga Mexicana (Liga MX) está longe demais de ser uma licença cara ou difícil, mas a Konami preferiu ir em busca das ligas do Uruguai (já garantida para PES 2015) e abriu negociações firmes com a Major League Soccer, que por incrível que pareça: não recebe o protetorado hostil que a EA exerce sobre outras ligas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário