domingo, 1 de setembro de 2013

BAYERN MUNCHEN, BAYER LEVERKUSEN E SCHALKE 04 EM PRO EVOLUTION SOCCER 2014. BUNDESLIGA “OFICIAL” EM PES 2015

Boas notícias para quem é fã do futebol alemão. Bayern Munchen, Bayer Leverkusen e Schalke 04 representarão a Alemanha em Pro Evolution Soccer 2014, ainda com a possibilidade de inclusão de mais um clube germânico, e para a próxima edição de PES, a Bundesliga está praticamente confirmada, algo que só era esperado para PES 2016 pois a exclusividade com a EA ainda valeria para FIFA 15.
Bayern Munchen, Bayer Leverkusen e Schalke 04 em Pro Evolution Soccer 2014. Bundesliga "oficial" em PES 2015
Bayern Munchen, Bayer Leverkusen e Schalke 04 em Pro Evolution Soccer 2014. Bundesliga “oficial” em PES 2015
Assim como esperado, a Konami estuda ir a justiça contra a EA no que considera mal explicada a relação da empresa americana com os responsáveis pelo licenciamento de algumas ligas europeias e mesmo da liga mexicana, onde o negociador sequer é parte da Federação Mexicana e pouca relação tem diretamente com os clubes.
O sujeito é diretor de esportes da Televisa. Faz vocês lembrarem da relação Globo e CBF não? Para quem não sabe, a Seleção Brasileira foi oficialmente licenciada para a série FIFA por três anos sem custo algum, numa parceria que beneficiará bastante a Eletronic Arts durante o próximo triênio com inserções comerciais em todos os canais da rede Globosat.
[...]
Nos bastidores, a EA pretende deixar o caminho livre para a Konami trazer a Bundesliga para os fãs de PES em 2014, (Pro Evolution Soccer 2015) mas não em relação aos torneios nacionais do Reino Unido. Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda representam mais de 30% das vendas globais da série FIFA e os maiores consumidores de conteúdopago, relacionados ao game.
Essa “bondade” da EA em relação a Bundesliga é uma forma de evitar uma disputa judicial sangrenta e que mais sujeira venha a tona. Ninguém até agora entendeu esse semi-rompimento entre a Liga Espanhola, Federação e Konami há menos de 40 dias do jogo ser lançado.
Se hoje a Bundesliga conta com mais audiência na Europa e tem o maior mercado de gamers de futebol da Europa, fiéis a seus clubes e que querem jogar com eles, seja na Bundesliga 1 (maior público nos estádios da Europa) ou na Bundesliga 2; que mantém uma média de público superior a 28 mil pagantes por rodada e audiência na TV maior que os maiores clubes brasileiros da Série A… realmente, não faz sentido logicamente falando.
Mas se formos saber quem anda levando muito dinheiro por dentro, por fora e pelo meio, é melhor deixar a Konami exibir a Bundesliga em sua “grade” do que levantar o tapete.
Caberá a Konami dizer se ficará satisfeita com essa situação, afinal, terá em sua franquia uma competição que lhe aumentará de maneira absurda as fracas vendas europeias ou levará mesmo a EA e seus parceiros de crime aos tribunais. Embora no caso ocorrido nessa semana, a grande culpada seja a Federação Espanhola pois sem corruptível, não há corruptor.
Engraçado que nenhuma publicação espanhola de games toca no assunto; talvez por todas elas exibirem banners da pré-venda de FIFA 14 com críticas soberbas ao jogo da EA.
Ou é só uma coincidência…
Quem forneceu de forma integral a notícia (Bundesliga liberada para negociar com a Konami) veiculada nesse post aqui é um alemão da Sky Sports que opera na Alemanha. País onde a TV fechada é vista com maus olhos e pouca gente assina pay per view. Seja Futebol, seja Formula 1, os esportes com maiores audiências para os fãs e telespectadores em geral, uma lei do país impede que eventos de interesse nacional relacionados a esporte e cultura não podem ser cobrados para serem exibidos.
Quer monopólio? Prepare-se para enfrentar um juiz no tribunal mais próximo e perder, Futebol rende as maiores audiências da TV aberta alemã (três transmitem a Bundesliga 1 e 2 ao vivo duas vezes por semana. De Grátis!)
Futebol as 22h00 da noite? Nem pensar. Pay-per-view? Piada.
Não dá para importar essa lei para o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário