Boas notícias para quem é fã do futebol alemão. Bayern Munchen, Bayer Leverkusen e Schalke 04 representarão a Alemanha em Pro Evolution Soccer 2014, ainda com a possibilidade de inclusão de mais um clube germânico, e para a próxima edição de PES, a Bundesliga está praticamente confirmada, algo que só era esperado para PES 2016 pois a exclusividade com a EA ainda valeria para FIFA 15.

Bayern Munchen, Bayer Leverkusen e Schalke 04 em Pro Evolution Soccer 2014. Bundesliga “oficial” em PES 2015
Assim como esperado, a Konami estuda ir a justiça contra a EA no que considera mal explicada a relação da empresa americana com os responsáveis pelo licenciamento de algumas ligas europeias e mesmo da liga mexicana, onde o negociador sequer é parte da Federação Mexicana e pouca relação tem diretamente com os clubes.
O sujeito é diretor de esportes da Televisa. Faz vocês lembrarem da relação Globo e CBF não? Para quem não sabe, a Seleção Brasileira foi oficialmente licenciada para a série FIFA por três anos sem custo algum, numa parceria que beneficiará bastante a Eletronic Arts durante o próximo triênio com inserções comerciais em todos os canais da rede Globosat.
[...]
Nos bastidores, a EA pretende deixar o caminho livre para a Konami trazer a Bundesliga para os fãs de PES em 2014, (Pro Evolution Soccer 2015) mas não em relação aos torneios nacionais do Reino Unido. Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda representam mais de 30% das vendas globais da série FIFA e os maiores consumidores de conteúdopago , relacionados ao game.
Essa “bondade” da EA em relação a Bundesliga é uma forma de evitar uma disputa judicial sangrenta e que mais sujeira venha a tona. Ninguém até agora entendeu esse semi-rompimento entre a Liga Espanhola, Federação e Konami há menos de 40 dias do jogo ser lançado.
Se hoje a Bundesliga conta com mais audiência na Europa e tem o maior mercado de gamers de futebol da Europa, fiéis a seus clubes e que querem jogar com eles, seja na Bundesliga 1 (maior público nos estádios da Europa) ou na Bundesliga 2; que mantém uma média de público superior a 28 mil pagantes por rodada e audiência na TV maior que os maiores clubes brasileiros da Série A… realmente, não faz sentido logicamente falando.
Mas se formos saber quem anda levando muitodinheiro por dentro, por fora e pelo meio, é melhor deixar a Konami exibir a Bundesliga em sua “grade” do que levantar o tapete.
Caberá a Konami dizer se ficará satisfeita com essa situação, afinal, terá em sua franquia uma competição que lhe aumentará de maneira absurda as fracas vendas europeias ou levará mesmo a EA e seus parceiros de crime aos tribunais. Embora no caso ocorrido nessa semana, a grande culpada seja a Federação Espanhola pois sem corruptível, não há corruptor.
Engraçado que nenhuma publicação espanhola de games toca no assunto; talvez por todas elas exibirem banners da pré-venda de FIFA 14 com críticas soberbas ao jogo da EA.
Ou é só uma coincidência…
Quem forneceu de forma integral a notícia (Bundesliga liberada para negociar com a Konami) veiculada nesse post aqui é um alemão da Sky Sports que opera na Alemanha. País onde a TV fechada é vista com maus olhos e pouca gente assina pay per view. Seja Futebol, seja Formula 1, os esportes com maiores audiências para os fãs e telespectadores em geral, uma lei do país impede que eventos de interesse nacional relacionados a esporte e cultura não podem ser cobrados para serem exibidos.
Quer monopólio? Prepare-se para enfrentar um juiz no tribunal mais próximo e perder, Futebol rende as maiores audiências da TV aberta alemã (três transmitem a Bundesliga 1 e 2 ao vivo duas vezes por semana. De Grátis!)
Futebol as 22h00 da noite? Nem pensar. Pay-per-view? Piada.
Não dá para importar essa lei para o Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário