quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Review PES 2014 (Tudo de Tudo) 9/10

Desde que começou a projetar Pro Evolution Soccer baseado numa nova engine, a Konami deixou claro que era um trabalho de médio a longo prazo, mas que exigia resultados rápidos e satisfatórios para os fãs da franquia. O primeiro fruto da PES Engine é um game que leva o futebol nos 
video games
 a um patamar bem mais alto ao que estávamos acostumados.

Pro Evolution Soccer 2014 é o melhor simulador de futebol da geração XBOX 360 e PS3. Passa com louvores nos testes mais difíceis ao que a franquia se propôs a experimentar. Muito que que virá pela frente, nos próximos títulos, não são suportados pela atual geração de consoles. Melhor para essa geração? Impossível.
Da troca de passes as finalizações, das impressionantes e cada vez mais realista disputas de corpo e contato físico, da volta dos mais queridos modos de jogo as novas licenças, de gráficos impressionantes a uma parceria matadora com a Havok, Pro Evolution Soccer 2014 volta a mostrar um futuro brilhante para a franquia e para os fãs. As mudanças são notórias e mais agradam do que desagradam os mais antigos e fiéis a PES.
Se o estilo arcade não foi totalmente abandonado (nem deveria), a Konami acertou em dosar a porção simulador e a porção arcade. Por ser um jogo que simula com grande precisão os conceitos de uma partida de futebol da vida real e tudo que a envolve; a produtora japonesa acerta também em não se deixar levar por perfumariabarata e linguiça para encher. O game vai direto ao ponto sem cansar o jogador com minutos intermináveis de conversa fiada. A prioridade é sempre o jogo, sempre o desafio de aprender tudo de novo igualando todos no mesmo nível para aí sim criarmos uma nova legião de mestres no game.
PES 2014 é bem mais difícil e desafiador, mas também muito mais divertido.
Enxuto sem tirar o que importa. Excelente gameplay, alternâncias do “humor” da partida, estatísticas quase sempre fiéis ao futebol da vida real, participação calorosa da torcida na partida e o velho jogar em casa ou fora fazendo grande diferença em momentos cruciais da Master League ou do Rumo ao Estrelato. O Edit Mode é um show a parte, possibilitando reproduzir em mínimos detalhes seus jogadores, kits de uniformes, times e ligas a vontade.
E dentre todos os acertos, o maior foi distribuir conteúdo do game via DLC (sempre gratuitos) durante vários meses, sempre mantendo o interesse vivo, aumentando os desafios e alternativas de diversão com o game.
“Platinar” PES 2014 é tarefa árdua e longa. Segure a excitação e corra para o 
Training
Mode. Treine tudo: chutes, passes, jogadas ensaiadas, combinadas, cruzamentos por baixo, por cima, tabela com dois, com três, penalidades, faltas ensaiadas, tudo é um novo desafio e partir direto para a Master League, Rumo ao Estrelato ou qualquer uma das Copas ou Competições Nacionais é certeza de levar surras homéricas da CPU.

Por fim, para quem temeu pelo pior, uma mudança drástica para uma engine tão complexa como a Fox e ainda por cima modificada, a equipe de PES Productions fez um trabalho soberbo. E se pararmos para imaginar que esse é apenas o primeiro capítulo de uma franquia que soube se reinventar sem perder seu DNA, Pro Evolution Soccer 2014 deixa esta última geração de consoles como o rei do futebol nos vídeo games.
Kei Masuda, Naoya Hatsumi, Toru Kato e mais duzentos sujeitos fizeram um trabalho brilhante, e o que ainda vem por aí só aumentará ainda mais a adoração pela franquia.
Bom te ver de volta ao seu merecido trono Pro Evolution Soccer; a volta da sua merecida coroa tardou mas não falhou.
Saudações Majestade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário