domingo, 8 de setembro de 2013

Master League 2014 Explicada Parte I

Vamos lá! A Master League no PES 2014 será dividida pelas três regiões: Conmebol (a que mais terá times licenciados), UEFA, que a Konami luta para liberar alguns clubes para compor corretamente as competições Champions League e Europa League e AFC, tendo apenas a J-League licenciada, até o momento, apenas para Ásia e América Latina. Hoje a Konami possui cerca de 260 clubes licenciados, mantendo negociações com mais uns 15 ou 20 clubes, em sua maioria clubes de fora da Europa.
Todos os europeus praticamente já foram anunciados aqui pelo PESBR, podemos ter mais uma ou outra surpresa, mas nenhum clube de grande expressão. Acho legal, para mim qualquer clube europeu ou da América Latina por menor que seja é válido. Uns clubes da África também seria legal e até agora só temos dois: Raja Casablanca do Marrocos e Esperance da Tunísia. Alguns boatos sobre outros clubes africanos surgiram mas não obtivemos confirmação até agora.
Voltando a Master League, há uma separação inicial onde encontramos jogadores considerados medianos (ou como veio na tradução: recommended), jogadores promissores, mais habilidosos numa segunda divisão de jogadores e a terceira, composta única e exclusivamente de jogadores defensores. Aprender a defender em PES 2014 é fundamental, aprender a sair da marcação, em especial as marcações por zona que inutilizam as tentativas de correria para chegar logo ao gol foi um dos grandes acertos da Konami para PES 2014.
Os jogadores um pouco mais talentosos, ou promissores como queiram, estão na faixa mediana de habilidades e você será o responsável por desenvolvê-los.
Outro grande acerto da Konami na Master League Online 2014 é dificultar a formação rápida de grandes equipes. Em suma, o sujeito terá de suar muito bit para começar a contratar jogadores mais cobiçados, e as premiações foram reduzidas consideravelmente, tornando os cofres dos clubes da Master League mais realistas com os clubes da vida real… exceção feita a lavanderia de Madrid.
A mesma que recebeu nos anos 90 mais de 500 milhões de dólares da prefeitura de Madrid por um terreno que valia menos de 20 milhões. Um terreno de propriedade do clube madridista na periferia da cidade. Na época o Juca Kfouri escreveu um longo texto sobre o assunto.
A meta da Konami é dificultar a formação de times fortes logo de cara e que isso diminua o interesse de outros jogadores em partidas online. Para chegar ao nível top, onde vamos encontrar os mais de 100 jogadores com Player ID e as maiores estrelas do futebol mundial, será necessário ganhar uma das três versões da nova Master League, e pelo que vimos até agora, equilibrar o jogo não será fácil, para quem pedia uma Master League muito mais desafiadora, e sem ser fanboy, muito mais interessante que o Ultimate Team do FIFA, a Konami acertou a mão.Uma vez vencedor de uam das três divisões da Master League (de preferência: ganhe as três pois estará treinando todos os setores para formar um time vencedor), você terá acesso aos melhores gamers, podendo disputar partidas em condições de igualdade e podendo contratar os melhores e mais caros jogadores. Tal como na Master League offline, a Konami prometeu trazer para a versão online os quesitos administrativos do clube como sócios, patrocinadores, melhorias para expansão do clube, médias de público no estádio de acordo com seu desempenho durante sua trajetória online e outros indicadores ainda não revelados mas especulados, como a ter a falência de seu time na MLO decretada após cair abaixo (não dá para cair acima né Paulo) de uma certa pontuação que iria de 199 (pontuação de partida após vencer umas das três divisões) a 999 (pontuação máxima).
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Durante os trabalhos ainda em Fevereiro, a Konami desenvolvia logomarcas dos patrocinadores fakes (que poderíamos trocar por logos reais), assim como logotipos de materiais esportivos. Não sei se isso foi adiante pois a partir de Abril a equipe que desenvolve a Master League se trancou num casulo de onde dificilmente vaza informações. Essas que vocês estão lendo vazou na Gamescom na Alemanha, durante a apresentação de PES 2014 para os distribuidores locais.
Perguntados porque a Konami não procurava as empresas para contratos reais, com fornecedores e patrocinadores reais para deixar o game mais realista, um holandês causou polêmica e um certo mal-estar ao acusar o marketing da empresa de ignorante sobre as coisas do futebol. Não seria difícil assinar contratos com estas empresas, em especial as menores que lutam para ter suas marcas expostas: Jako, Uhlsport, Topper, Penalty, ASICS, Mizuno, Macron, Warrior Sports e tantas outras.
Enfim, essa é a primeira parte do que conseguimos apurar da nova Master League, especialmente Online. Há a promessa da Konami de soltar a boiada ainda esta semana e disponibilizar vários vídeo-tutoriais para entendermos melhor o Game Mode.
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Do pouco que já sabemos, o avanço é enorme. Fica a dúvida de como exatamente a Konami mesclará a Master League entre UEFA, Conmebol e AFC. Fica também a dúvida em como ela irá substituir as equipes com bloqueio da EA.
Mas Vitor, se ela tem o direito sobre o torneio, o que a impede de usar o Borussia Dortmund por exemplo?
A Konami exerce o direito de usar a marca oficial dos torneios Champions League e Europa League: imagens, videos, formato e agregados. A licença individual de um clube é mais forte que a licença sobre o torneio. Pode-se negociar o torneio “obrigando” a participação dos clubes reais dele no game? Sim, mas é uma batalha jurídica cara e demorada, que impediria a Konami de renovar a licença para os torneios da UEFA enquanto isso não fosse julgado e decidido.
É pessoal, é mais complicado do que parece. A parte dois desse post publico na quinta-feira pois estou devendo vários posts sobre PES 2013 pra galera.

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