segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alexandre Pato: dicas de posicionamento e finalizações em PES 2014

Muitos jogadores do novo PES 2014 tem relatado diversas dificuldades em passes, lançamentos, dribles e principalmente na hora das finalizações. Esquecemos por um momento que PES 2014 é muito mais um simulador que um arcade. Se antes eu achava que a proporção era 70-30, hoje aumento para 85-15. No futebol da vida real você espera um Alexandre Pato como um bom lateral apoiador ou um médio volante firme? Claro que não. Mas a imagem abaixo explica melhor o desempenho do jogador corintiano.
Alexandre Pato: dicas de posicionamento e finalizações em PES 2014
Alexandre Pato: dicas de posicionamento e finalizações em PES 2014
Alexandre Pato mostra que seu forte é a área do campo em vermelho; é onde suas melhores habilidades como finalização, arranque, drible curto, tabela e cabeceio. Durante várias partidas fiz diversos testes com o jogador para entender o que significava a área verde em questão, essa metade após a meia-lua do campo.
Com Alexandre Pato nessa região, é como se ele ativasse seus “poderes”, entrando na zona que lhe é cabida em campo, tal como no futebol da vida real.
Após o jogo do Chelsea hoje em que José Mourinho se rasgou em elogios a Oscar, um repórter do Channel 4 lhe perguntou porque não usá-lo pelas pontas fazendo o cortar para o meio e distribuir a também bola em tabelas com Obi Mikel (outro jogador fantástico em PES 2014) e André Schürrle. Mou ao estilo Muricy, sem paciência com repórter que fala bobagem ou não sabe por* nenhum de futebol rebate: por que tirar meu “camisa 10″ (na verdade 11) do lugar onde ele mais rende ao time?
Oscar precisa receber a bola em velocidade contra os zagueiros e distribuir o jogo aos atacantes ou fazer o corta luz com Hazard e Samuel Eto’o para criarmos várias finalizações. O repórter com cara de bunda fingiu que entendeu (99% dos jornalistas/setoristas no futebol sabem porcaria nenhum de futebol).
Voltando a PES 2014, um jogo que é de suma importância saber onde seu jogador rende mais e não correr a toa, ou como dizem: correr errado (principalmente no Become a Legend) todas as vezes que eu recebia a bola com Pato na área reservada a ele, o corintiano fazia miséria. Exímio finalizador, deixá-lo no 1 contra 1 é suicídio.
Quando eu tentava arrancar com ele a partir do meio de campo sempre ficava sem a bola. Pato tem dificuldades em carregar a bola por muito tempo sem perder stamina, protegendo a bola e ainda tendo forças para finalizar. Mas como explicou Masuda numa entrevista a revista EDEGE: tente resguardar seu jogador para jogar/atuar nas linhas “quentes” do campo, que são o ponto forte de dele.
Eu já havia falado aqui também sobre a reclamação a respeito de chutes fracos.
Está chutando com o pé forte? O pé bom? Como trocar de pé? Dê um leve toquinho no X/A e com o direcional direito, e mova o jogador no sentido inverso ao que você está, isso pode ser feito tanto em movimento (mais fácil) quanto parado. Correr com a bola “grudada” ao pé ruim também te faz ter menos velocidade e controle de bola contra um defensor.
Em Pro Evolution Soccer 2014, não perca o medo ou tenha preguiça de usar uma planilha ou mesmo o caderninho de anotações para saber o bom, o forte e o fraco de cada jogador.
Não tente usar seu jogador fora da área de melhor desempenho dele, evite troca de posições desnecessárias nas configurações de seu esquema tático e quando tiver de armar uma retranca: sete o game para migrar manualmente o controle sobre os jogadores, usando o L1/LB para acioná-los e não deixar tudo a cargo da CPU, resumindo: abdique do passe e controle de jogadores assistido. Pode parecer mais simples mas não é.
Nas stats de Pato em 10 jogos. Foram 10 gols em 27 finalizações. Dos 10 gols, 8 foram feitos de dentro da grande área: sempre pancada seca e rasteira ou bola alta com curva. dois gols de cabeça, com Pato ganhando no jogo de corpo e finalizando com cabeceio no chão para tirar do goleiro. Finalizações fora da área de atuação dele terminavam em chutinhos fracos e muitos passes errados.

Particularmente me divirto muito testando essas coisas, descobrindo o que o jogo tem de novo. Para quem gosta do antigo PES arcade, achará difícil se acostumar com isso. Muita gente não tem saco para “estudar” as variáveis do game, mas para quem é chegado num Football Manager da vida e queria um PES 2014 ultra realista: agora é hora de trabalho meu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário